Notícias
Notícias
WhatsApp
30 de Março de 2021
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Dieese constata piora nos resultados das campanhas salariais em fevereiro
De mãos dadas com a crise sanitária, a crise econômica continua castigando duramente a classe trabalhadora brasileira. Associado ao desemprego massivo, as categorias travam agora uma luta para resistir e garantir resultados favoráveis ou pelo menos evitar perdas no cenário complexo e, de acordo com o Dieese, os resultados de fevereiro revelam piora no quadro dos reajustes salariais em 2021.



Nesta data-base, cerca de 70% dos reajustes analisados pelo órgão ficaram abaixo do necessário, na comparação com o INPC-IBGE (Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que ficou em 5,53%.

Apesar disto, proporcionalmente mais categorias conseguiram aumentos reais em fevereiro do que em janeiro. A crise sanitária, econômica e política, o alto desemprego e a inflação maior, com destaque para a alta dos preços de alimentos, explicam as dificuldades de se conquistar nas negociações o reajuste necessário para repor as perdas salariais.

Entre as categorias analisadas, destacam-se a dos trabalhadores químicos, da construção e mobiliário e da indústria da alimentação, com o maior número de aumentos reais no ano. Os destaques negativos são as negociações dos trabalhadores na saúde privada, nas comunicações, no turismo e hospitalidade e a dos vigilantes.

Deste modo, os salários dos trabalhadores, que já são modestos e notoriamente insuficientes para bancar as despesas familiares previstas na Constituição, seguem ladeira abaixo perdendo poder aquisitivo em função do arrocho imposto pelo Capital, que descarrega o ônus da crise sobre as costas da classe trabalhadora.

Piso salarial das categorias (R$)

Alimentação 1.198,86

Comerciários 1.197,79

Comunicações 1.129,86

Construção e mobiliário 1.220,65

Metalúrgicos 1.340,97

Químicos 1.302,36

Saúde privada 1.204,64

Transportes 1.293,80

Turismo e hospitalidade 1.248,39

Vigilantes 1.335,56




Fonte: Dieese - 26/03/2021


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia PCDs vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo Imobiliaria reduz