26 de Maio de 2023
Cuidado! CLT Flex pode fazer você cair na malha fina
CLT Flex é uma ação fraudulenta utilizada especialmente na área de TI

Não importa o nome, a CLT Flex é uma ação fraudulenta utilizada especialmente na área de TI e essa prática tem ocorrido de forma constante.

Ocorre que as empresas pagam parte do salário dos colaboradores "por fora" sob a denominação de CLT Flex, CLT flexível ou CLT Cotas.

Com isso, as empresas dividem parte do salário "por dentro" (registrado na carteira de trabalho) e o restante é pago por fora. Em muitos casos direitos como alimentação, vestuário, moradia, educação, assistência médica, reembolso transporte, direitos autorais, propriedade intelectual, são todos pagos por fora, ou seja sem registro na carteira de trabalho. Infelizmente, na maioria dos casos, a contratação Flex é apenas uma entre as várias fraudes trabalhistas utilizadas para fugir das imposições legais e direitos dos trabalhadores.

Existem inúmeros casos de trabalhadores que caíram na malha fina e/ou tiveram seríssimos problemas com a Receita Federal.

Uma outra prática comum é exigir que o trabalhador abra uma empresa e emita notas como PJ (pessoa jurídica) ou ainda se associe a uma cooperativa.

O trabalhador poderá obter, a retificação na Carteira de Trabalho para constar o salário total, o pagamento de FGTS, férias mais um terço, 13º salário, horas extras, aviso-prévio e todos os direitos que foram violados, inclusive se tiver sido contratado como PJ.

Não se engane, CLT Flex é FRAUDE TRABALHISTA!

Se você estiver contratado por meio de CLT Flex, denuncie de forma anônima para [email protected] ou pelo WhatsApp (11) 99989-1023

Com informações do TRT4