03 de Dezembro de 2021
Com convenção coletiva assegurada em Dissídio, Sindpd luta por aumento real
A votação segue aberta para todo trabalhador que pertence a categoria no estado de SP e se encerra às 18:30 desta sexta-feira (03), ao fim da votação os resultados serão divulgados no site e redes sociais do SINDPD.

O SINDPD realizou na noite de ontem (02) sua assembleia geral extraordinária de pauta, para definir a Campanha Salarial 2022 da categoria de TI e Processamento de Dados no estado de São Paulo.

A assembleia acontece após vitória na justiça que garantiu, entre outras coisas, a manutenção de todas as cláusulas da convenção coletiva dos trabalhadores do setor, permitindo desse modo que o sindicato avance na pauta econômica em especial, buscando um aumento real de salário face a previsão de inpc na casa dos 10% para o próximo ano, sendo assim está proposta uma campanha por aumento de 12% neste ano.

A Assembleia Geral de Pauta da Campanha Salarial de 2022 foi conduzida pelo presidente do Sindpd, Antonio Neto, que iniciou lembrando que a reforma trabalhista teve um impacto nas negociações, especialmente no que tange a ultratividade, cessada pela reforma.

"Outro item que prevaleceu foi o chamado acordado sobre o legislado, onde se pode negociar em prejuízo dos trabalhadores. Ou seja, não importa qualquer processo legislativo: torna-se possível que o patronato promova um acordo em prejuízo dos trabalhadores, sob o pretexto da flexibilização dos direitos trabalhistas. Tivemos ainda modelos precarizantes, contrato de jornada intermitente, além de outras diversas inconstitucionalidades, algumas que inclusive já derrubamos no Supremo por meio de ADI", comentou Neto.

Neto lembrou ainda que o Sindpd garantiu o reajuste pelo INPC em todos os anos, mesmo neste de crise sanitária e econômica, sendo que o sindicato não perdeu nenhum direito conquistado ao longo dos anos.

Um exemplo dos avanços e conquistas atingidos pelo Sindpd são as dezenas assembleias realizadas com diversas empresas associadas ao sindicato, que resultaram ao longo do ano de 2021 na aprovação de PLRs e Acordos Coletivos de Trabalho. Outra grande e significativa conquista, que simboliza o nível das conquistas históricas da categoria, foi a luta dos trabalhadores e do Sindpd para o julgamento do Dissídio Coletivo 2020. O patronato tentou retroceder nas condições do acordo e nos direitos, mas o sindicato permaneceu na luta e conquistou, ainda que tardiamente, com que o Tribunal Regional do Trabalho julgasse procedente e garantisse a ultratividade de 4 anos, aprovando, dentre tantos direitos e garantias pleiteados pelo Sindpd, o reajuste, referente à 1º de janeiro de 2020, com o percentual de 4,48%; a estabilidade de 90 dias para toda categoria; salários normativos; participação nos lucros e resultados (PLR); auxílio refeição e/ou auxílio alimentação e homologações.

Os objetivos principais são a garantia dos direitos trabalhistas , fazendo frente à tantos ataques contra os trabalhadores, em especial a reforma trabalhista, além da garantia de um efetivo aumento salarial, além do piso da categoria. A proposta de pauta votada englobou os seguintes itens.