06 de Outubro de 2017
Com apoio do Sindpd, 1º SIPAT é realizada na CODERP
Participantes da CIPA assistiram a palestras que abordaram temas referentes a saúde preventiva, além de questões posturais, comportamentais e de convivência no trabalho.

Entre os dias 25 a 29 de setembro foi realizada, na Coderp (Companhia de Desenvolvimento de Ribeirão Preto), a 1ª SIPAT - Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. O evento tem o objetivo de promover conhecimento e conscientizar os trabalhadores da importância do treinamento para prevenção de acidentes, lidar com questões de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

As atividades da SIPAT são obrigatórias para todas as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), que participam de palestras dinâmicas, gincanas, sorteios e atividades em grupo.

A primeira edição da iniciativa na Coderp contou com palestras sobre prevenção de HIV e outras DSTs, postura no ambiente de trabalho e demonstração de ginástica laboral, combate à depressão no ambiente de trabalho, como administrar conflitos interpessoais, ergonomia e qualidade de vida, incentivo à pratica de esportes, consequências do uso de drogas e prevenção e controle de doenças cardiovasculares.

O evento contou com apoio do Sindpd, da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, da UNIMED, da CEREST, da MEDIT e do IBBCA, que enviaram palestrantes, além de convidados que palestraram voluntariamente.

Aprendizado

A equipe da CIPA exerce papel ímpar nas empresas e no âmbito da segurança e saúde no trabalho. E uma delas é participar ativamente da organização do SIPAT.

Para a membro da CIPA Beatriz Garotti Berardo Vilares, o evento foi gratificante. "Muitas pessoas agradeceram por terem aprendido técnicas de comunicação interpessoais e sobre a prevenção de várias doenças que podem ser adquiridas por estresse, alimentação incorreta ou por permanecerem na mesma posição por muitas horas", contou. "O que mais chamou a minha atenção foi o fato de que quase todos os palestrantes falaram sobre a importância do exercício físico para prevenir as doenças mais comuns que vemos aqui dentro da empresa", concluiu a trabalhadora.

Amarildo Coelho de Souza, que também integra a CIPA da Coderp, falou que os resultados alcançados com o evento foram satisfatórios. "Por ser o primeiro a ser realizado na empresa, foi rodeado de expectativas e dificuldades. É uma experiência muito gratificante ver a mobilização de todos em torno dos temas propostos. A equipe organizadora, assim como todos os funcionários que participaram das atividades, estão de parabéns. As sementinhas foram plantadas, cabe a cada um de nós fazer com que ela venha a crescer e dar frutos", analisou.

Para os trabalhadores que tiveram a oportunidade de participar da semana de palestras na empresa, a SIPAT foi uma chance de aprendizado profissional e, também, pessoal. "Gostei muito de participar das palestras da 1ª SIPAT", disse a trabalhadora Elizeth Tavares. "Esclarecedoras, com profissionais altamente qualificados e dinâmicos. Isso tornou o evento ainda mais prazeroso. Parabéns à equipe da CIPA!".

"A equipe da CIPA está de parabéns por organizar a 1ª SIPAT. As palestras vieram para aprendizado, edificação, conscientização, além de termos aprendido exercícios com a aula de ginástica laboral. Foi bom ver a importância de alongarmos o nosso corpo", contou Denise Machado Scarparo. "A palestra sobre drogas me levou a ver as pessoas que passam por este problema de outra forma, porque muitas vezes são doentes e necessitam de ajuda, amor, compreensão, e não julgamento. Aprendi que elas têm que querer sair dessa situação. A adesão às palestras poderia ter sido maior, muito triste as pessoas não quererem se atualizar. Espero que seja a primeira de outras SIPATs que virão. Obrigada a todos", agradeceu.

Envolvimento sindical

Pesquisas nacionais e internacionais são divulgadas todos os anos apontando que o trabalhador de TI é um profissional atingido regularmente por problemas posturais e, principalmente, estresse no trabalho. Atento a essas informações, o Sindpd se mantém envolvido na questão do bem-estar do trabalhador.

Segundo o diretor do Sindpd na regional de Ribeirão Preto, Carlos do Carmo Silva, o evento foi um sucesso quanto à qualidade das palestras e também de público. "Tivemos uma participação massiva dos empregados e acima de tudo uma organização impecável.

Como representante do Sindpd e colaborador na organização de palestras, o diretor participou da abertura do evento discorrendo sobre a importância da CIPA e da SIPAT para os trabalhadores e a empresa, e também falou da luta, do Sindpd e dos empregados de vários anos para conseguir a implantação da CIPA na empresa. "Essa luta nos levou à realização do 1º SIPAT", comemorou.

"Gostaríamos ainda de agradecer a toda diretoria da Coderp, os palestrantes e participantes, que só contribuíram para o sucesso e importância do evento", concluiu Carlos do Carmo.