06 de Setembro de 2017
Cerca de 80 profissionais de TI da Prodam aderem ao Programa de Demissão Voluntária
O PDV é uma solicitação antiga dos trabalhadores; cerca de 80% dos profissionais que aceitaram o programa tem mais de trinta anos na empresa.

O Sindpd, ao longo de seus 33 anos, tem se empenhado para conseguir levar aos profissionais da categoria as melhores condições, como aconteceu com o Programa de Demissão Voluntário (PDV) implantado na Prodam.

O PDV se trata de um acordoentre empregador e empregado para estabelecer o fim do contrato de trabalho, além de ser um instrumento comumente utilizado - tanto pelas empresas particulares quanto pelas estatais-, visando otimização dos custos e racionalização na gestão de pessoas.

Na negociação, que começou em fevereiro e terminou em agosto, ficaram estabelecidos parâmetros que permitiram a adesão de aproximadamente 80 profissionais ao PDV: estar há mais de dez anos trabalhando na Prodam ou ter idade mínima de 45 anos.

De acordo com o diretor do Sindpd Edison Galli, a grande maioria dos profissionais que aderiram à alternativa tem mais de 30 anos de Prodam. "Isso possibilitou uma renovação nos quadros da Prodam. Essa foi uma forma de abrir vagas para novas contratações", esclareceu.

Segundo a diretoria do Sindpd, o Programa aconteceu por se tratar de uma reivindicação antiga dos trabalhadores e também por definir novos termos que tratam principalmente do acesso à assistência médica, que foi prolongada por até cinco anos, o pagamento de 24 parcelas correspondentes a 30% da remuneração mensal, o recebimento de 40% do valor correspondente ao saldo do FGTS para fins rescisórios, entre outros.

Segundo Galli, foi em uma negociação entre a Dipar (Diretoria de Participação), o Sindpd e a diretoria da empresa que todos chegaram a um denominador comum. "A empresa não quis recorrer aos cofres públicos, ou seja, ela está fazendo esse pagamento com verba própria, com aquilo que ela recebe dos serviços que presta", explicou o diretor.

Período de transição

A Prodam é a empresa responsável por processar dados de contribuintes da cidade de São Paulo e responsável pela infraestrutura de telecomunicações e data center dos órgãos públicos municipais há quase 40 anos na cidade, além de dispor de um quadro de profissionais altamente capacitados que atuam na empresa desde o início.

Para que a transição do PDV não afete os antigos e os novos trabalhadores e o andamento das atividades da Prodam, as demissões não acontecerão de uma vez; elas serão realizadas paulatinamente. A previsão é de que até novembro 100% dos que aderiram já estejam cumprindo a medida.

O vice-presidente do Sindpd, João Antonio Nunes, que participou de reunião nesta segunda-feira, 4, com os trabalhadores que aderiram ao Programa de Demissão Voluntária agradeceu a todos que fizeram da Prodam o que ela é hoje. "O evento promovido pela empresa contou com o apoio das representações, que levaram sua palavra de apoio àqueles que contribuíram tanto para o sucesso da Prodam em todas as áreas de gestão da cidade de São Paulo. Nosso agradecimento a estes companheiros pelos anos de convivência", disse.