14 de Junho de 2017
Categoria aprova acordo de jornada flexível, fracionamento de férias e ponto por exceção na S2IT
Além do ACT, funcionários também votaram pela renovação da Participação nos Lucros e/ou Resultados

Os funcionários da S2IT Solutions Consultoria garantiram, no dia 6 de junho, a renovação de importantes avanços trabalhistas. Durante a assembleia realizada na sede da empresa, o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que regula a jornada flexível, o fracionamento das férias e o ponto por exceção foi provado por unanimidade pelos trabalhadores.

Responsável por coordenar as negociações, o diretor da regional do Sindpd em Araraquara, Daniel Forini, acredita que a renovação representa ganhos diretos para os profissionais que necessitam de flexibilidade. "O acordo permite autonomia ao empregado para iniciar as suas atividades, sempre respeitando os limites estabelecidos pela empresa", explica.

Para Victor Hugo Brito dos Santos, o mais importante é a manutenção dos direitos já consolidados. "A maioria das coisas foram renovadas, o que eu acho muito importante. É essencial manter o que já existia e buscar melhorar para as próximas assembleias", corrobora o analista de sistemas da S2IT.

Termos do acordo

O fracionamento das férias permite aos funcionários parcelar o descanso em mais de um intervalo ao longo do ano, desde que cada período não seja inferior a dez dias. Já no caso da flexibilização da jornada de trabalho, o benefício consiste em diversos intervalos de entrada, das 7h às 10h, ao invés de um único horário engessado. Com a flexibilização, independentemente do horário de entrada, o funcionário precisará apenas cumprir a jornada diária.

A renovação do acordo incluiu ainda o controle de ponto por exceção. Forini ressaltou que o benefício otimiza o tempo de pausa dos empregados. "O sistema lança automaticamente a carga horária estabelecida. São anotados somente as horas extras, atrasos e faltas, que são analisados posteriormente pela administração", diz o dirigente. "Isso ajuda os trabalhadores a aproveitarem ao máximo as suas pausas em vez de ficarem enfileirados para marcar cartão", completou.

Participação nos Lucros e/ou Resultados

Além do ACT, foram aprovados também os termos do acordo que garante a PLR a 154 funcionários. A assembleia aconteceu no dia 8 de junho e assegurou o pagamento em parcela única.

Associado ao Sindpd e admitido na empresa há pouco mais de um mês, Victor Hugo comemorou a conquista do benefício pela primeira vez. "Acho importante, porque a PLR será medida com justiça, baseada em dados factíveis", analisou. A renda servirá como investimento. "Todo dinheiro extra que ganho eu aplico no tesouro direto e em poupança", afirma.