Notícias
Notícias
WhatsApp
16 de Maio de 2023
Tamanho da letra Diminuir Fonte Aumentar Fonte Imprimir
Atuação do Sindpd em demissões garante direitos para os trabalhadores
Alguns Acordos Coletivos garantiram extensão da assistência médica, homologação no sindicato e preferência em caso de novas contratações



O Sindpd vem acompanhando com preocupação as notícias de demissões coletivas no setor de Tecnologia da Informação (TI). Algumas empresas nos procuraram para comunicação prévia, conforme legislação e julgamento do STF, e a partir disso, o Sindpd abriu mesas de negociações garantindo proteções e direitos por um período estendido.

Foi o caso de empresas como a Cora, a Loft, a Thoughtworks e a Ebanxs, que realizaram dispensas no último período. Com a negociação com o Sindpd foi possível estender alguns benefícios como vale-refeição e assistência médica por um período. Além de alguns acordos que concessão do notebook utilizado em home office para o trabalhador.

Entre as cláusulas acordas estão a homologação no sindicato, garantindo uma rescisão transparente para os trabalhadores, e a preferência pela recontratação desses trabalhadores em um cenário futuro de recuperação das empresas.

Ao mesmo tempo, empresas como a Cobli e a Zup Innovation foram denunciadas ao Ministério Público do Trabalho (MPT) pelas dispensas em massa sem a devida comunicação prévia ao sindicato, desrespeitando a legislação vigente.

Ocorreram casos também de denúncias contra empresas de Tecnologia que não estão em nossa base, algumas por causa de fraudes na atividade principal da empresa, o que as fazem fugir do enquadramento sindical e do cumprimento da convenção coletiva do Sindpd SP. Limitando a ação do Sindicato nessas empresas.

Importante lembrar que em caso de layoff (redução da jornada e salário) é obrigatório que as empresas negociem com o sindicato e a aprovação dos trabalhadores em assembleia.

É fato que a reforma trabalhista de 2017 trouxe alterações significativas no que diz respeito às demissões em massa. Agora, as empresas precisam apenas informar ao sindicato da categoria profissional e ao Ministério do Trabalho e Emprego com antecedência sobre a ocorrência do evento, bem como apresentar a lista dos empregados que serão dispensados. Antes da Reforma, as empresas tinham que negociar as condições da dispensa em massa com o sindicato. Mas também é fato que não podemos permitir que as empresas façam o que querem sem respeitar os direitos dos trabalhadores.

A luta pela revisão das maldades da reforma trabalhista se faz mais importante do que nunca. O Sindpd é filiado à Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), que também tem como presidente Antonio Neto, e juntos estamos trabalhando para garantir que os direitos dos trabalhadores sejam respeitados. O presidente também estará presente no Grupo de Trabalho que começa a discutir o fortalecimento da negociação coletiva, no próximo dia 23, em Brasília.

Pedimos que os trabalhadores que forem vítimas de demissões em massa comuniquem ao sindicato para averiguação e atuação junto as empresas pelo [email protected] ou pelo WhatsApp (11) 99989-1023


banner filie-se
Compartilhe

WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Colonia PCDs vagas


PESQUISAR BENEFÍCIO

Área ou segmento


Tipo

Categoria

Cidade

BUSCAR


View this profile on Instagram

Sindpd (@sindpdsp) Instagram photos and videos



MAIS ACESSADAS
Clausula 53 Benefícios - Resumo Imobiliaria reduz