Inauguração do busto de Getúlio Vargas em 2010, na sede do Sindpd

Getúlio e seu Estado-maior na estação ferroviária de Curitiba

Cartaz produzido pelo Dep. de Imprensa e Propaganda durante o Estado Novo.

Getúlio Vargas visita Sindicato dos Metalúrgicos.

Sede do BNDES

1882

Nasce no dia 19 de abril, em São Borja (RS), Getúlio Dornelles Vargas, filho de Manoel do Nascimento Vargas e de Cândida Dornelles Vargas.

1909

Elege-se Deputado Estadual pelo Partido Republicano Riograndense, sendo reeleito em 1913.

1923

É eleito Deputado Federal pelo Estado do Rio Grande do Sul.

1926

Indicado pelo Presidente Washington Luís, assume o Ministério da Fazenda.

1928

Assume o governo do estado do Rio Grande do Sul. Neste período funda o Banco do Estado do Rio Grande do Sul e apoia a criação da Varig (Viação Aérea Riograndense).

1930

Após a Revolução de 30, no dia 3 de novembro, a Junta Militar Provisória passa o poder a Getúlio Vargas e encerra a chamada República Velha. No dia 26 de novembro, como primeiro ato de seu governo, cria o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.

1931

É regulamentada a sindicalização das classes patronais e operárias, instituindo a unicidade sindical. Também neste ano, disciplina o ensino superior no Brasil, com preferência para o ensino superior ministrado em universidades. No dia 26 de dezembro cria o Departamento de Correios e Telégrafos, atual ECT.

1932

Cria a carteira de trabalho e garante aos trabalhadores do comércio a jornada de trabalho de 8h diárias e 48h semanais. Ainda neste mesmo ano estende o direito aos trabalhadores da indústria e regulamenta as condições do trabalho das mulheres nos estabelecimentos industriais e comerciais, ordenando que se pagasse a elas salários iguais aos dos homens e proibindo o trabalho a gestantes, um mês antes e um após o parto.

1934

É criado o Instituto Nacional de Estatística, atual IBGE.

1939

Getúlio Vargas cria a Justiça do Trabalho e a diferencia da justiça comum.

1940

Institui o Salário Mínimo.

1941

Funda a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN).

1943

Formaliza e reúne as conquistas trabalhistas num código chamado Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

1945

Após pressão de militares, Getúlio Vargas renuncia formalmente ao cargo de Presidente da República.

1950

Por voto direto é eleito novamente Presidente da República.

1952

Funda o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

1953

É criada a Petrobrás.