Patronato ainda não entendeu a gravidade da situação (7ª Rodada - vídeo)
Tamanho
da letra
Propostas limitadas mantêm negociações amarradas
O que parecia uma luz no fim do túnel para finalizar o acordo salarial 2010 não passou de uma tímida tentativa de retomar as reuniões por parte do sindicato patronal, fato que poderá piorar ainda mais a situação de muitas empresas que estão enfrentado dificuldades com a não renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.
Dizendo-se disposto a reabrir as negociações e declarando que os patrões fizeram "a lição de casa" ao reavaliar as últimas propostas deixadas sobre a mesa, o presidente do Seprosp, Luigi Nese, apresentou novos números para o índice e para os pisos, mas sem se aproximar das exigências do SINDPD e sem se posicionar sobre temas considerados fundamentais pelos trabalhadores, como a PLR e o Vale Refeição.
A contraposta do Seprosp foi a seguinte:
Aumento de 5,5% para todos os salários; concordância com os pisos propostos pelo SINDPD para o setor administrativo (R$ 650,00); Técnico e Técnico de Help Desk (R$ 910,00) e office boy (R$ 540,00). No entanto, manteve o piso do digitador em R$ 810,00 contra os R$ 820,00 reivindicados pelo SINDPD. Nos demais pontos, a proposta permaneceu a mesma, isto é, jornada de 40 horas a partir de janeiro de 2011, plano médico a partir de abril, sendo 30% bancado pela empresa, entre outros itens.
De pronto, o presidente do SINDPD, Antonio Neto, manifestou a sua insatisfação com a contraproposta patronal, sobretudo devido ao índice insuficiente e pela negativa até então manifestada em conceder a PLR e o vale refeição. Neto afirmou que o SINDPD faria a proposta derradeira como prova de boa vontade, aceitando o reajuste de 6,5% linear; piso de R$ 820 para o digitador, PLR e Vale Refeição (22 de R$ 8,00) para toda a categoria.
"Nossa postura sempre foi a de negociar ao máximo, preservando os interesses da categoria. Contudo, a nossa impressão é de que o patronato não se deu conta ainda da gravidade da situação. Não percebeu que não iremos ceder a esta intransigência. A falta de Convenção Coletiva está causando enormes transtornos para diversas empresas e o SINDPD não medirá esforços para preservar os direitos dos trabalhadores", afirmou Antonio Neto.
Segundo o presidente do SINDPD, "nós sempre tivemos um grande respeito pela busca do acordo com o Seprosp, mas esta negativa em conceder os benefícios que são importantes para os trabalhadores, mas que também criam uma plataforma mínima para o mercado ao impedir a ação dos aventureiros e predadores de serviços terceirizados, está, inevitavelmente, nos forçando a buscar outros caminhos para garantir o que é nosso".
Antonio Neto disse ainda que afirmações de que o SINDPD não poderia assinar acordos diretos com as empresas não corresponde à verdade: "Nada nem ninguém tem autoridade ou condição de impedir que o SINDPD assegure melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores. Estamos discutindo com dezenas de empresas e os acordos já estão alinhavados. Muitas delas, em consonância conosco, já aplicaram índices muito acima dos sugeridos pelo Seprosp. Vamos assinar todos, vamos trabalhar em parceria com todas as empresas que estão dispostas a valorizar os seus funcionários e vamos isolar os que insistem em explorar os trabalhadores".
Para o presidente do SINDPD, a próxima rodada de negociação (terça-feira, dia 9), será decisiva. "Já deixamos claro que não cederemos. Vamos insistir na PLR e no vale refeição. Já está mais do que na hora dos empresários perceberem que estes pontos são importantes para impedir a ação predatória das empresas que lucram com a precarização dos direitos, impedindo o crescimento e o desenvolvimento do mercado de TI. O Seprosp não pode ser fiador e indutor do desmonte do setor", completou Neto.
Assista ao vídeo abaixo:
Versão para impressão
Indicar a um amigo
Adicionar um comentário
RSS Sindpd
Comentários
Priscila(09/03/2010)
Galera,
Concordo com a nossa colega Viviane.
Eu trabalho em uma empresa e cuido tanto do RH qto financeiro e a vida das empresas não está tão fácil quanto a maioria das pessoas acham. Acho que muitas vezes os funcionários confundem o faturamento com o lucro liquido, são coisas bem diferentes. Faturar milhões não significa necessáriamente lucros exorbitantes.
E xiste tb uma grande diferença entre dissidio e aumento salarial. Se estão querendo salarios mais altos, tem que fazer por merecer tb...
Guilherme(09/03/2010)
É triste acompanhar e ver que mais uma vez não conseguiremos algo decente.
Mas é claro que isso sempre vai acontecer, afinal, quem vai aderir a greve se ela existir? Ninguém! Infelizmente na nossa área, parou a fila andou.
Aceitar? O que vc vai fazer para ajudar?
Consist(09/03/2010)
Todos chorando pelo dissidio 2010, mas na Consist não pagaram nem o dissidio de 2009.
Luiz(09/03/2010)
Senhores quem de vocês já teve ou administra uma empresa? Eu ficaria feliz em ter um reajuste salarial digno que sobrepusesse a inflação, que não fosse linear e com um bom plano de assistência médica em que a contribuição por parte dos trabalhadores não viesse a ultrapassar 10%. Com relação aos outros itens PLR, Vale Refeição, Vale Transporte e Jornada de 40 horas não vejo isto como uma obrigação patronal haja vista que o trabalhador ao enviar um currículo tem por obrigação analisar todos os pró e contras da possível contratação. Por outro lado a carga tributária, paga pelas empresas, incidente sobre cada salário é de 100% já dificulta qualquer negociação e se continuarmos a pressionar mais as empresas exigindo mais benefícios eles poderão até conceder más com certeza ao longo do ano irão fazer cortes para poder equilibrar o resultado financeiro, dai pergunto, quem quer ser demitido para que o emprego de outra pessoa seja mantido?
Viviane(09/03/2010)
Pessoal, já estamos nos sentindo lesados na empresa onde trabalho.
O VR é uma valor razoavel, por estarmos num bairro caro da cidade, já prticamos 40 hs semanais, e outra, o dissídio leva em conta um reajuste da inflação, para que o que pagávamos por mercadorias e serviços no periodo anterior possamos continuar pagando. Não é promoção aumento salarial.
A partir do momento que tudo isso for entendido tudo ficará mais fácil, e outra, já estou sendo prejudicada pela ausência do acordo coletivo, ferias 15 e 15 não pode por enquanto. minha viagem marcada já era!
A empresa que trabalho não tem realmente condições que pagar mais que 4%, alias tem sim, se demitir um mooonte de empregados.
Saimon(09/03/2010)
Já cedemos, o Sindicado deveria continuar forçando a primeira proposta, ano passado o dissidio foi de 7,1(2008). Em 2009 o lucro das empresas de TI foram obsurdamente ALTO, e vamos aceitar menos ???
Que seja 7,2 ... 6,5 NÃO... mas uma vez vamos ver as empresas lucrarem em cima de nós !!!
Isso mostra a real situação brasileira em todos os setores --> O poder na mão da classe A, dos ricos, dos nossos patrões !!! Os presidentes, diretores de empresas devem estao pulando de alegria, mais um ano as empresas vão conseguir o que querem !!! E vamos continuar sem dignidade para dar uma "vida melhor" a nós e nossas familias.
Priscila(08/03/2010)
Acho que se o SINDPD conseguir os 6,5% não seria tão ruim. Não concordo com o valor do vale refeição de R$ 8,00, pois com este valor ninguem consegue almoçar, apenas tomar um lanche. Este valor seria compatível para os funcionarios que trabalham 6hs. Para quem trabalha 9hs o valor teria que ser de no mínimo R$ 14,00 (22 unidades), reajustável anualmente de acordo com o aumento do dissídio, isto porque a empresa onde trabalho faz 05 anos que não reajusta o valor do vale refeição. Pode?
Indignado(08/03/2010)
Senhores do SindPD, só uma dúvida, as Empresas não são obrigadas a fornecer VR com valor suficiente para alimentar um empregado no seu dia a dia ? de acordo com a região ? pois, o valor do VR que nos fornecem para comer aqui na Região da Paulista não chega nem no meio do mês , o resto do mês temos que pagar do bolso. Está dentro da lei isto ?
Cristiano(08/03/2010)
Acho 6,5% fica abaixo do que gostaríamos que fosse mas já acho que é melhor do que nada... sem equecer das empresas que ainda não fornecem vr e convênio e terão que implantar, e PLR é claro. Concordo com nosso amigo, nossa categoria não apoiaria uma greve como os bancários fazem e apoiam a decisão sem dar a mínima para a população, e por isso o Sindpd perde força nas negociações com os patrões.
Eduardo(08/03/2010)
ano passado nos foi tirado as horas extras. Kd as horas extras? nao se falam mais nisso! acho q deveria ser colocado em pauta o retorno das horas extras! e sabado, domingo e feriado deveriam ser 100% todas!
FGV(08/03/2010)
Pessoal..
Os indices de preços e custo de vida medidos pela FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS, acumulados em 2009 são:
O IGPM -1.7123 (negativo)
O IPC 3,6490
O ICV 4,0403
Quem paga aluguel sabe muito bem... não teve reajuste e pode até negociar desconto...
Se o SINDPD conseguir 6,5% teremos um GANHO REAL de +- 2%, e ainda teremos garantido 40 horas a partir de 2011...
PARABENS SINDPD
Tiago(08/03/2010)
Infelizmente me parece que o valor ficará bem abaixo do esperado, infelizmente. Para aqueles que apenas reclamam gostariam que verificassem qual foi o dissidio de outras areas (em geral MUITO) abaixo do nosso, e que pensem sinceramente se fariam greve, caso o Sindicado convocasse. Considero o SINDPD um dos sindicatos mais combatentes, mas infelizmente nossa categoria é pouco politizada.
Renata Caetano(08/03/2010)
Aceitar 6,5% é ceder, e mais um ano aceitar que o SINDPD não chegou ao seu objetivo.
Queria pelo menos uma vez ter orgulho de dizer que sou sindicalizada pelo SINDPD, mas pelo jeito ficará para outro ano.
Márcio(08/03/2010)
HÔOO SINDICATO, O REAJUSTE TEM QUE SER NO MÍNIMO IGUAL AO DO ANO PASSADO(7,1%), CASO CONTRÁRIO TEREMOS UM ANO QUE AO INVÉS DE PROGREDIR, VAMOS REGREDIR.
Leandro(08/03/2010)
6,5% é uma piada !!!
Pra quem pleiteava 9% e disse que por menos de 7,5% não aceitava, ceder pra 6,5% é uma vitória pro SEPROSP, o que mostra a incompentencia do SINDPD.
Rubens Fiorelli(08/03/2010)
Cadê o piso de Programador e Analista? Já esqueceram? É um absurdo um piso 'genérico' para tantos cargos! Sou analista de TI e tenho piso de técnico!! + outro absurdo!!
Eduardo(08/03/2010)
Mais uma vez vemos a mesma ladainha...só podemos chegar a isso, só aceitamos aquilo e por ai vai...se era pra continuar com a palhaçada melhor teria sido contituar fazendo os acordos diretemente com as empresas (ao menos elas sabem quanto perderiam com greves/paralizações). Já baixamos muito...agora chega!!! ou 6.5 e os pisos já aceitos pelo SEPROSP ou lutemos em outras trincheiras!! Está na hora, ou ainda, já passou da hora de sermos devidamente valorizados. Vale coxinha é osso...1 real é pouco mas vai ajudar um pouco! Pressão nesse bando de unha de fome! Não baixe + nada nessa 3ª Neto!!!! É basicamente o desejo destes que são afiliados e que acompanham esse balé até o momento!!!
PMDB(08/03/2010)
É uma vergonha para nós...... O VR então? Nossa a região que trabalho é super cara, com 8,00 R$ não dá nem para uma coxinha, acho que o nome deste VR deveria ser Vale-Coxinha, no mínimo deveria ser 15,00 R$....
E não deve desistir do PLR e nem abaixar o valor do aumento salarial.
Patricia Rocha Santos(08/03/2010)
Senhores
Estou acompanhando as negociação qual prazo perante nossa CLT o patronal tem para pagar todos os atrasos??????
Kelly(07/03/2010)
Há anos acompanho as negociações e sempre vocês estão pedindo Vale Refeição, PLR, etc e nunca conseguem... Sinceramente é a primeira vez que estou sentindo firmeza... Não tem que ceder mesmo...
wagner(06/03/2010)
porque todos os filiados não entram em greve?
será que é medo?
ou sera jogada dos sindicatos envolvidos, isto está alêm de desrespeitoso aos colaboradores, é vergonhoso presenciarmos tantos lucros e patrões reclamando, só que no final quem vai para suas casas com seus carros do ano são eles, é pra sentir vergonha de ser trabanhador.
José(06/03/2010)
Cadê as horas de deslocamento???
Alexandre(06/03/2010)
Está virando piada já estas negociações com o Seprosp!
Robson(06/03/2010)
Gostaria de agradecer o Sindpd pelo esforço, aumento de 6%, os pisos e a PLR ajudariam muito, agora a região onde trabalho no minimo se gasta 12 reais por dia de almoço, para esse ano 22 * 8 ajudar mais para o ano que vem vms lutar por um vr de 12 ou mais, pois determinadas regiões de SP o kg passa dos 30 e um prato pronto no minimo 12.
David Fermi(06/03/2010)
Acho uma vergonha um Sindicato que faz tanto doce e diz que vai até o fim nas negociações, empresas fechando o acordo em 9,0 / 9,5 de reajuste e o sindicato tem a indecencia de propor 6,5 % o que mal cobra a inflação. Ponto para o Seprosp, como no ano passado ficou muito mais próximo do que eles queriam do que para nós trabalhadores. Mas tudo bem, ano que vem me desfilio deste sindicato que é um medroso, covarde. Estamos em uma democracia, espero que postem este comentário, para o bem da democracia, da informação e da preservação da opinião que tenho certeza é de uns 90 % dos que viram esse número absurdo: 6,5 % . Mas entendo, é Brasil, é essa mamata para as empresas e os sindicatos "fingindo" que lutam pelos direitos dos trabalhadores.....e os trabalhadores com o salário do tamanho do qual o Chico Anysio zombou a mais de 2 décadas atrás....................pequenino, pequenino....como o nosso Brasil...........
Daniel(06/03/2010)
Cadê o piso de Programador e Analista? Já esqueceram? É um absurdo um piso 'genérico' para tantos cargos! Revoltante!
Marcos(06/03/2010)
Vergonhoso para o SindPD, no início afirmavam que não abririam mão de nada, e aos poucos cedendo totalmente aos interesses do patronato. Por que não divulgam uma lista das empresas que já fizeram acordo. Por que não buscam alternativas na justiça do trabalho.
Daniel(05/03/2010)
Entao o patronato subiu em 0,3% e o sindpd desceu em 1%, isso é muito incoerente com o discurso apresentado a nós trabalhadores. Pediam VR de 25 reais.. agora é 8? Trabalho em Alphaville e aqui o Kg custa 30 reais...Comer com 8 reais só se for 1 Pastel (3 reais) e Caldo de Cana (3,50) todo santo dia. OBS: Espero que não desistam da PLR tbm! Se não eu nem vou mais acompanhar este tipo de coisa... É melhor fazer uma proposta inicial mais coerente e ceder menos, que iludir os trabalhadores com um monte de pedidos que todos sabemos serão cedidos e chegam no acordo com 5% da proposta inicial... isso só ilude nós trabalhadores...
HP Enterprise Service(05/03/2010)
Sindpd seria muito bom se vocês publicassem uma lista com as empresas que estão dispostas e estão negociando com vocês. Assim teríamos uma visão real das negociações.
Aqui em nossa empresa a única informação oficial é que o dissídio não saiu... isto a gente já sabe... Obrigado
Luiz Fernando(05/03/2010)
Neto
Cade as horas em deslocamento?? Vamos deixar isso de fora?? Não acredito!!!
Você já cedeu demais! Não dá pra deixar de fora a PLR! Esse reajuste de 6,5% é o mínimo!
Jaime Souza(05/03/2010)
Realmente não dá para entender esse povo que reclama. O que vocês querem, ganhar na mega sena? Acham que dá para conquistar tudo de uma vez só, que não existe resistência? Como o Garrincha afirmava: vocês já combinaram com os russos? Parece fácil pedir 9% e achar que vai ganhar assim...Se fosse fácil, era melhor pedir 20% e ficar o ano inteiro sem acordo, correndo o risco da Justiça dar apenas a inflação. Este é um momento importante para nós, precisamos estar unidos, não podemos deixar que as "Kassandras" e os "pimenteiras" sequem as nossas conquistas. Parece pouco, mas quero ver qual sindicato arrancou 40 horas, plano médico, aumento real e tudo mais.
Parabéns Sindpd.
Marcos Paulo(05/03/2010)
Vamos lá SINDPD, sigam firmes na luta. Bate mais um pouco que o patronato cede. O sindicato está de parabéns pela resistência. Temos que passar os 6% e garantir a PLR.
Everton(05/03/2010)
Quando vocês entrarão em contato com a Top Mind? Espero que em breve.
HP Enterprise Service(05/03/2010)
Boa Noite , certamente as empresas querem nos vencer pelo cansaço. Como algumas empresas imaginam dissidio é DIREITO do trabalhador, as empresas não "estão dando" nada para funcionario e sim apenas cumprindo as LEIS TRABALHISTAS, sei que empresas tem boa vontade de negociar, embora aqui na empresa estamos com salarios congelados desde 2008, devido a fusão EDS/HP, funcionarios sendo promovidos e permanecendo com salarios antigos, sendo unico aumento atraves de dissidio, que convenhamos não é nenhuma grande coisa para a importancia de nossos serviços e responsabilidades. CHEGA ...QUEREMOS RESPEITO.
Eduardo(05/03/2010)
Que bom que o SEPROSP se manifestou após tanto enrolar a categoria...Pena que paramos por ai a parte boa! 5.5%???? Que absurdo! Li nas notícias que o SINDPD ofereceu fechar o acordo em 6.5%. Se vier lógico que será bem vindo, porém, 6.5% fica abaixo do ajuste do ano passado que foi de 7.1%. Neto...arranque desses abutres tudo o que puder! Se tivermos que baixar um pouco para poder ganhar, que seja, tem meu apoio e simpatia pela força que tem feito.
Boa sorte para nós nessa 8ª rodada e, que de preferencia, seja mesmo a última! Para melhor ou pior, que seja a última. Se achar que ainda não está bom, vamos a paralização por um ou dois dias, vamos à justiça do trabalho ou seja lá qual for o caminho!
Paulo(05/03/2010)
Ué e as horas gastas viagens para fora do domicílio? Esqueceram esse item? É ridículo ter que ficar 2 horas em um aeroporto mais 3 ou 4 horas dentro de um avião em pleno domingo e não receber nem um centavo por isso!! Esse ponto também tem que ser inegociável!!! Hora de viagem é hora trabalhada e ponto! As empresas tem que respeitar a lei.
Programador(05/03/2010)
E sobre o piso de programador e de analista?
vocês esqueceram disso?
Acho que voces deveria insistir nisso, pois não temos pisos salariais.
Adriano(05/03/2010)
Neste ano me afiliei ao SindPD pensando que eles realmente lutariam pelos nossos direitos, mas pelo visto, não é o que acontece. de 9.7% para 6.5%? Qual a idéia do sindicato? Quando um produto cai de preço nessa razão, significa uma queda de popularidade. Um ajuste pequeno como este é ridículo.
Bruno(05/03/2010)
Entao o patronato subiu em 0,3% e o sindpd desceu em 1%, isso é muito incoerente com o discurso apresentado a nós trabalhadores. Que compromisso é esse que na negociaçao convocada pelo próprio patronato, o sindpd abre mao de 1% do que estava lutando! Totalmente desproporcional, estamos em vantagem, se eles subiram 0,3%, o sindpd deveria abrir mao de no MÁXIMO 0,3% também. Desse jeito, com sorte, vai fechar em 6%.
Marcelo(05/03/2010)
Engraçado, nosso sindicato diz que não vai ceder, mas ja abaixou de 7,5% para 6,5% de reajuste, pelo visto vai ceder ao patronato e aceitar 6%. O mesmo bla bla bla de sempre. Vou cancelar a minha filiação. Ler isso me revolta.
Anderson Nascimento Colchesque(05/03/2010)
Muito BOM!!!!!!!!!!!!!!
Israel(05/03/2010)
eu não sei quem ta pior o Sindpd ou o Seprosp !! o Seprosp oferece de 5,0 % para 5,5% ... o nosso sindicato recusa e oferece de 7,5 % para 6,5 %.... se continuar desse jeito, na proxima reunião vão fechar em 6,0% no máximo !!
Pô Neto !! não amolece agora não ... !! no mínimo 7,0% ... abaixo disso não tem condições !!
Eduardo(05/03/2010)
Já virou novela. E está do jeito que o patronato quer. É revoltante.
SINDPD - Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Empregados de Empresas de Processamento de Dados do Estado de São Paulo
Av. Angélica, 35 - Santa Cecília - São Paulo, SP - CEP: 01227-000 | Fone: (11) 3823.5600